Ser Candidato

Uma questão de análise e decisão

A participação em um processo seletivo pode gerar dúvidas e ansiedade. Algumas ações e posturas podem eliminar esses fatores:

  • Obtenha o máximo de informação a respeito da oportunidade apresentada e avalie seu real interesse pelo desafio colocado.
  • Se o nome da empresa tiver sido revelado, faça uma pesquisa sobre o negócio, sua situação atual, seus valores e tenha suas perguntas prontas. Caso se trate de um projeto confidencial, pergunte qual é o setor de atividade e levante informações sobre ele.
  • Faça duas perguntas a você mesmo: (1) A posição apresentada atende meus critérios de avaliação de uma nova oportunidade? (2) O que há nesta oportunidade para mim?
  • Tendo refletido, se não estiver disposto a participar, tome uma posição e informe à pessoa que o convidou.
  • Tendo decidido seguir adiante, prepare-se para as entrevistas.

Esteja pronto e disposto para responder sobre sua carreira, suas escolhas, resultados e conquistas.

Durante as conversas, faça suas perguntas para garantir que o seu entendimento sobre a oportunidade, a empresa e o negócio esteja claro. Em todo tempo reafirme, primeiro para você mesmo, e depois para o outro, seu real interesse pela oportunidade.

Nesta relação com a empresa, considere as pessoas que tomaram tempo para conhecer você e levá-lo à etapa seguinte do processo e seja claro quanto à sua posição. Seja sim seja não, tomar posição e ser sincero num processo seletivo é digno de um profissional. Vestimenta adequada, boa apresentação, falar outros idiomas, qualificação técnica podem desmoronar se sua palavra não tiver valor. Portanto, jamais diga sim se quer dizer não.