Nosso Prazo de Validade

Envelhecimento da População do Brasil deve se Acelerar, aponta IBGE”, título de artigo do Jornal Valor Econômico de 2 de dezembro de 2016.  No mesmo jornal, já em 2 de janeiro de 2017, a manchete diz: “Brasil tem ritmo recorde de envelhecimento.

Raro passar um dia sem que os temas envelhecimento da população brasileira, aumento da longevidade, reforma da previdência social venham à baila.

Segundo dados do IBGE, em 2030 teremos mais pessoas de 60 anos ou mais que crianças de até 14 anos. Em 2055,  a participação de idosos na população total do país será maior que a de crianças e jovens com até 29 anos.

Seremos um país de idosos logo mais e a mudança do perfil populacional trará consequências para o mercado de trabalho.  

Com longevidade incrementada pelos recursos da medicina,  num país em que poucos terão uma previdência complementar, as pessoas optarão por se manter ativas no mercado de trabalho e gerar renda por mais tempo.

 Do lado das pessoas é mister pensar o longo prazo, evitar a obsolescência, desenvolver novas competências, ter o que oferecer ao mercado e ser flexível para aceitar modelos de remuneração diversos.  

 Do lado das empresas o conceito de diversidade urge incluir também nosso prazo de validade. Afinal, quem dita quando ele vence? Com sorte, eu e você faremos parte das estatísticas de envelhecimento da população. Poderemos até buscar oportunidades de trabalho mais adiante.  Preparados e dispostos para isso, porque não?  

 

Andréa de Paula Santos
Sócia da Ascend RH